3 dicas para cuidar do Clareamento dental

3 dicas para cuidar do Clareamento dental

Clareamento dental

O Clareamento dental é considerado um dos tratamentos estéticos mais procurados nos consultórios. Isso se deve ao fato de que ele promove melhoras significativas na aparência dos dentes, sobretudo no que diz respeito a cor dos mesmos.

Assim, diante da sua importância é essencial esclarecer alguns pontos com relação a esse procedimento estético. Sobretudo no que diz respeito aos cuidados que o paciente precisa ter antes, durante e depois do clareamento. Confira:

1 – Cuidados antes do clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento estético recomendado para pacientes de qualquer idade, que desejam obter um sorriso mais bonito. Contudo, assim como os demais tratamentos odontológicos, são necessários tomar alguns cuidados prévios para obter resultados mais duradouros.

O primeiro cuidado é marcar uma consulta com o dentista. Afinal, embora existam cremes e kits clareadores no mercado, é importante usá-los apenas sob a supervisão de um profissional. Isso evita a ocorrência de problemas dentais mais sérios.

De modo geral, na primeira consulta o dentista irá realizar os seguintes procedimentos:

  • Avaliação do perfil do paciente
  • Tratamento de problemas bucais preexistentes
  • Realização de limpeza profissional

Apesar das contraindicações desse tratamento serem poucas, elas ainda existem. O clareamento não é recomendado para mulheres gestante e lactantes, assim como pacientes com alta sensibilidade nos dentes e exposição radicular.

É válido ressaltar, que pacientes que possuem coroas ou dentes restaurados podem perceber uma diferença entre a cor natural dos dentes e dos demais dentes. Isso ocorre, pelo fato dos produtos do clareamento atuarem de maneiras distintas nesse tipo de esmalte dentário.

2 – Cuidados durante o clareamento

O especialista pode indicar dois tipos de clareamento: o realizado no consultório e aquele em que o procedimento é feito na casa do paciente. A escolha do melhor método depende de uma série de fatores, que precisam ser analisadas pelo dentista.

No entanto, independente do método utilizado, é preciso que o paciente tenha alguns cuidados durante a realização do tratamento. São eles:

  • Evitar a ingestão de alimentos com corantes
  • Evitar o consumo de alimentos ácidos
  • Respeitar o número e a frequência das sessões
  • Respeitar o intervalo entre cada sessão
  • Utilizar o gel e a moldeira de acordo com as indicações do dentista
  • Usar a escova de dentes e creme dental de acordo com as orientações do dentista

Esses cuidados são essenciais para garantir que o clareamento irá surtir o efeito desejado. Além de evitar o surgimento de uma série de problemas, como o aumento da sensibilidade ou até mesmo a irritação contínua das mucosas.

3 – Após a realização do clareamento dental

A melhor maneira de garantir resultados eficazes e duradouros com o clareamento dental é seguir todas as indicações do especialista. Sobretudo no que diz respeito aos cuidados após a realização do tratamento.

Isso se deve ao fato de que os dentes sempre perdem parte do branqueamento com o passar do tempo, mas esse processo pode ser ainda mais rápido devido aos maus hábitos e a falta de cuidados com alimentação.

Assim, para retardar o processo de escurecimento natural do esmalte dos dentes, o ideal é que o paciente siga essas indicações:

  • Evitar alimentos que causam manchas nos dentes, como cafés e chás
  • Higienizar os dentes sempre após as refeições
  • Usar canudos ao ingerir bebidas muito pigmentadas como sucos naturais e refrigerantes
  • Utilizar cremes dentais com ação branqueadora
  • Realizar acompanhamento periódico com o dentista

Ao adotar esses cuidados simples, o paciente poderá garantir a durabilidade do clareamento por até dois anos. Depois desse período, é possível fazer o procedimento novamente como uma forma de manutenção, sempre que o dentista avaliar a sua viabilidade.

É preciso ter em mente que os resultados finais dos clareamentos são realmente impressionantes, mas para que eles possam durar é necessário o comprometimento do paciente.

Após conhecer as principais informações sobre o clareamento dental, o que acha de conquistar um sorriso com dentes mais brancos e bonitos? O primeiro passo é consultar o seu dentista, para que ele realize uma avaliação da sua saúde bucal e realize os tratamentos profiláticos necessários.

Em seguida, ele irá indicar e realizar o método de clareamento ideal para você. Mas atenção! Lembre-se que para manter os dentes brancos por mais tempo é necessário cuidar bem da sua saúde bucal e manter uma visita frequente ao dentista.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515