Implantes dentários: Tudo o que você precisa saber.

Implantes dentários: Tudo o que você precisa saber.

Implante dentário

Recorrer ao uso de implantes dentários para suprir a falta de dentes naturais é uma prática amplamente utilizada. No entanto, ainda existem diversas dúvidas quanto a sua aplicação, sobretudo no que diz respeito a indicações e aos perigos desse tipo de procedimento estético.

Nesse sentido, evidencia-se a necessidade de esclarecer todas as informações a respeito desse procedimento. Por isso, ao longo deste post serão apresentadas os principais dados relacionados a realização de implantes. Confira:

O que são implantes dentários

Antes de qualquer coisa, é importante destacar o que realmente são os implantes dentários. De maneira geral, eles nada mais são do que pequenos pinos de titânio que são posicionados de maneira cirúrgica tanto na arcada superior, quanto inferior. Eles irão exercer a função de raiz dos dentes.

Depois de passar pelo processo de cicatrização, que dura em média de 3 a 6 meses, é dado início o processo de colocação das próteses. Elas irão desenvolver as mesmas funções do dente natural, isso inclui a melhora no processo de mastigação e a estética total do sorriso.

Veja também: Clareamento Dental

Indicações e contraindicações dos implantes

Os implantes são indicados para a maioria dos pacientes que sofrem com a ausência dos dentes. No entanto, existem alguns casos especiais que impedem a realização desse tipo de procedimento, tais como a falta de estrutura óssea para a instalação dos implantes.

Nessas situações, o especialista deverá indicar a realização de procedimentos para regeneração óssea. Apenas dessa forma será possível fazer a implantação das próteses dentárias, sem que isso cause algum dano a saúde bucal do paciente ou provoque maiores complicações.

Para isso, é feita uma série de exames para verificar a situação atual da saúde bucal do paciente. Esse processo é feito como uma forma de reduzir consideravelmente os riscos de insucesso do implante.

Quais os principais riscos para a implantação

No que diz respeito aos riscos para a implantação das próteses, eles são reduzidos de maneira considerável devido a realização da avaliação pré-cirúrgica. Nela, o especialista indica os medicamentos que deverão ser ingeridos pelo paciente antes e depois do procedimento.

Durante a aplicação do implante, o especialista aplica uma anestesia local. Depois disso, o paciente irá receber produtos para reduzir e evitar o surgimento de inchaço e demais incômodos.

A cirurgia é considerada de pequeno porte e tem uma duração média de uma hora e meia. Em sequência, o paciente deverá realizar um repouso de até 48 horas, a depender do caso. Durante esse período, é indicado que só sejam consumidos alimentos líquidos ou pastosos.

A duração dos implantes dentários

A duração dos implantes dentários pode ser de até 40 anos. No entanto, esse período varia de acordo com uma série de fatores, dentre os quais destacam-se:

  • Qualidade da higiene bucal
  • Alimentação
  • Idade

Em alguns casos, o implante pode durar toda a vida do paciente. Sobretudo quando ele é realizado quando este encontra-se em uma idade mais avançada. Mas para isso, é crucial que sejam realizados todos os procedimentos pré-operatórios.

Além disso, ainda existe outro fator que precisa ser levado em consideração, que é a manutenção dos implantes. A visita periódica ao dentista é de suma importância nesses casos, pois será por meio dela que o especialista avalia as condições do implante e a saúde bucal do paciente.

Não estar atento a esse tipo de questão, pode não só prejudicar a estética dos dentes, como também causar sérios danos à saúde. É por isso que é recomendado o acompanhamento periódico do dentista antes, durante e depois da colocação dos implantes.

Então, agora que foram apresentadas as principais informações relacionadas aos implantes dentários, o que acha de marcar uma consulta com o dentista e iniciar o processo para a realização do procedimento estético?

Nossos especialistas poderão indicar todo o processo que deverá ser realizado para garantir um sorriso bonito e saudável. Não perca essa oportunidade de recuperar a autoestima e de valorizar ainda mais um dos principais cartões visitas que nós temos.

Acredite, isso fará toda a diferença na sua vida e não só esteticamente falando, como também na melhora do seu conforto. Afinal, não terá mais que se preocupar em comer alimentos mais sólidos ou ficar retirando a prótese com frequência como acontece em outros casos.

(21) 99295-5515