Lentes de contato dental: Para quem são indicadas

Lentes de contato dental: Para quem são indicadas

A procura por lentes de contato dental se tornou cada vez maior nos consultórios odontológicos. Isso se deve não só a eficácia do procedimento para melhorar a aparência dos dentes e o seu posicionamento, como também ao seu uso por celebridades em todo o mundo.

Contudo, o que a maioria das pessoas não sabe é que elas não são indicadas para todos os pacientes. Diante disso, ao longo deste post serão apresentadas informações relevantes sobre o que são e para quem são indicadas essas lentes. Confira:

1 – Lentes de contato dental: O que são?

As lentes de contato dental são uma alternativa excelente para quem deseja recuperar a beleza do sorriso. Sobretudo porque elas não só os deixam mais brancos, como também totalmente alinhados e harmoniosos com o rosto do paciente.

Ela nada mais é do que uma técnica indolor, na qual são produzidas próteses finíssimas de cerâmica ou porcelana. Elas são posicionadas sobre o dente natural depois de uma análise detalhada da saúde bucal e da anatomia dos dentes do paciente pelo especialista

Com base nos moldes elaborados pelo dentista, as lentes podem ser produzidas e posicionadas sobre os dentes naturais. Elas deixam os dentes na posição e no tamanho ideal, o que proporciona a completa harmonia do rosto do paciente e ainda melhora a autoestima do mesmo.

2 – Para quem são indicadas

De maneira geral, esse tipo de procedimento é indicado para todas aquelas pessoas que apresentam algum tipo de alteração na cor, tamanho ou até mesmo no alinhamento dos dentes. Contudo para que seja realizado é preciso que o paciente passe por uma avaliação do especialista.

Outra situação em que as lentes são indicadas, é no caso do paciente apresentar algum tipo de fratura no dente. Isso ocorre pelo simples fato de que esse procedimento consegue disfarçar as pequenas imperfeições e ainda fortalecer os dentes.

Atenção! Apesar de serem produzidas com um material durável, as lentes precisam passar por uma manutenção a cada 6 meses. Além disso, o ideal é que elas sejam trocadas por um período equivalente a 5 ou 10 anos.

3 – Quais as contraindicações das lentes de contato dental

Conforme citado anteriormente, as lentes de contato dental não são indicadas para todas as pessoas. Existem algumas situações que impedem a realização desse tipo de procedimento, dentre os quais destacam-se a presença de problemas bucais como:

  • Cáries, canais e tártaro não tratados corretamente
  • Dentes quebrados ou trincados
  • Doenças nas gengivas
  • Manchas nos dentes

Mas isso não é tudo, aqueles pacientes que sofrem com problemas como bruxismo ou têm o hábito de roer as unhas podem ser impedidos de aplicar as lentes. Isso ocorre devido aos danos que ambos os problemas podem causar na fina superfície dos dentes.

Por isso, é fundamental que o paciente passe por uma avaliação com o especialista. Ele irá analisar a viabilidade da aplicação das lentes de acordo com a situação atual da saúde bucal.

4 – Principais benefícios das lentes

É importante destacar que para aproveitar todos os benefícios o paciente precisa seguir as indicações do especialista. Isso inclui manter uma boa higiene bucal, usar fio dental e enxaguantes bucais sem álcool.

Dentre os principais benefícios que podem ser oferecidos pelas lentes, destacam-se:

  • Preservação dos dentes naturais
  • Melhora a harmonia do sorriso
  • Aumenta a resistência dos dentes as manchas

Na medida em que o paciente segue cada uma das indicações do especialistas e ainda realiza a manutenção das lentes de contato, ele poderá aproveitar cada uma das vantagens acima citadas por muito mais tempo. Além de garantir a melhora total da saúde bucal.

Depois de conhecer mais sobre as lentes de contato dental, o que acha de marcar a sua consulta com um especialista e fazer a sua avaliação? Nesse momento, ele poderá analisar a sua saúde bucal e verificar a situação atual dos seus dentes.

Ao ter a aprovação do seu dentista, será dado início ao processo de produção e posicionamento das lentes. Pouco tempo depois disso, você poderá aproveitar todas as vantagens que esse tipo de procedimento pode proporcionar a você, sobretudo no que diz respeito a melhora estética do seu sorriso.

Você merece voltar a sorrir sem sentir vergonha da aparência dos seus dentes!

(21) 99295-5515