Dente quebrado? Descubra as principais causas, tipos e o que fazer

Dente quebrado? Descubra as principais causas, tipos e o que fazer

O dente quebrado ainda é um problema frequente no consultório odontológico. Apesar de serem formados por estruturas fortes, os dentes podem sofrer fraturas devido a uma série de fatores. Sendo que o principal deles é o impacto com um objeto de grande densidade.

O que os pacientes desconhecem é que quando um dente quebra, trinca ou rompe na boca ele pode causar sérias consequências. Um exemplo disso são as dores agudas e o alto risco do surgimento de infecções. Por isso, é de suma importância conhecer mais sobre esse tipo de dano e como tratá-lo.

Nós reunimos ao longo deste post informações valiosas sobre esse assunto, que vão desde as causas da quebra do dente até o que fazer quando isso acontece. Continue lendo e descubra:

Mas afinal, o que é o dente quebrado?

Erosão dentária: Descubra o que é e como evitá-la

Antes de saber quais as principais causas e tratamento do dente quebrado, é importante compreender o que é esse problema. De maneira geral, isso ocorre quando a estrutura de uma das quatro camadas dentárias -polpa, cemento, esmalte e dentina – é danificada por alguma força.

Isso provoca uma ruptura externa capaz de afetar visivelmente o dente e se não tratado, toda a estrutura bucal interna.

Principais causas da quebra

Segundo especialistas, uma das principais causas da quebra dos dentes é a cárie. O motivo disso é que o paciente dificilmente consegue visualizar esse problema, que acaba destruindo o dente.

Nesses casos, as pessoas só procuram ajuda quando já percebem a fratura e/ou sentem uma dor aguda. Mas esse não é o único motivo da fratura, existem outros que também precisam ser levados em consideração, são eles:

  • Mal posicionamento dos dentes na arcada dentária
  • Perda de elementos dentários
  • Sobrecarga na estrutura do dente
  • Impacto constante entre os dentes
  • Bruxismo
  • Fraturas na coroa ou na raiz
  • Cáries
  • Restaurações extensas
  • Tratamentos de canais

Dente quebrado: Sinais frequentes

Diferente do que alguns pacientes acreditam, o dente quebrado não pode ser identificado apenas quando ele já apresenta alguma fratura. De maneira geral, existem outros sinais frequentes que exigem que você fique atento. Veja quais são eles:

  • Dor frequente depois da mastigação
  • Rachadura na estrutura do dente
  • Falha sobre o dente
  • Inflamação ou inchaço em torno do dente

É importante destacar que, caso você identifique qualquer um desses sinais, procure um profissional especializado de maneira imediata. Apenas ele pode avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado para a recuperação da saúde bucal.

Tipos de fraturas dentárias

De modo geral, a estrutura dos dentes podem sofrer por dois tipos de fraturas, as coronárias e as radiculares. Cada uma delas, exige um tratamento específico que deve ser realizado na clínica odontológica:

Coronárias

Esse tipo de fratura desgasta a parte visível dos dentes, afetando a auto-estima e saúde bucal do paciente. Normalmente, elas são provocadas por problemas dentários como:

  • Cáries
  • Pancadas
  • Longas restaurações
  • Tratamentos de canais

As fraturas coronárias, podem ser tratadas com restaurações simples a base de resina e até mesmo, o uso de próteses dentárias.

Radiculares

Por outro lado, o tratamento para dente quebrado devido a fraturas radiculares não é tão simples quanto parece. Nessas situações, como o dano é realizado na raiz do dente, é preciso realizar a extração do dente que encontra-se fraturado ou até mesmo efetuar a sua reposição por meio de um implante dentário.

O que fazer com o dente quebrado

A depender da gravidade do caso, quando os pacientes se deparam com o dente quebrado, eles costumam adiar a sua visita ao dentista. Esse é um grande erro, pois é fundamental que esse profissional analise o dente e a saúde bucal do paciente como um todo.

Ele é o único capaz de avaliar a verdadeira extensão do problema e iniciar de maneira imediata o tratamento mais recomendado. A depender da situação, o paciente ainda consegue recuperar uma parte do dente, quando ele é guardado em leite, água e/ou até soro fisiológico.

Tratamentos odontológicos para fraturas nos dentes

Independente da causa da fratura, o paciente deve consultar um dentista para realizar o tratamento ideal. Isso irá impedir que a estrutura dentária seja mais afetada e a saúde bucal seja agravada. Confira quais são os principais procedimentos realizados no consultório:

Polimento dos dentes

Essa é considerada a solução mais simples para os pacientes que apresentam uma leve quebra do dente. Nesses casos, o profissional realiza um pequeno desgaste e polimento do dente. O intuito é fazer com que a superfície fique completamente lisa e que não prejudique outras partes da boca do paciente.

Restauração dentária

Quando o dente quebrado tem uma fratura de porte pequeno ou médio, o dentista irá realizar uma restauração dentária. Esse procedimento consiste no preenchimento da fratura, com resina ou amálgama de prata, com o objetivo de recuperar a forma e a função original do dente prejudicado.

Posicionamento de uma coroa

Esse tipo de tratamento é indicado quando a fratura do dente é muito grave. A colocação de uma coroa é feita por meio do posicionamento de uma estrutura de metal e/ou cerâmica em volta do dente para que ele volte a ter a sua função original restaurada.

Canal dentário

O tratamento de canal é o procedimento mais indicado. quando ocorre uma fratura severa no dente. Isso porque, nesse estado a polpa do dente pode estar necrosada, causando problemas como infecção na gengiva e estrutura dentária. Para restabelecer a função do dente é implantada uma coroa no local.

Agora que você conhece as principais causas, tipos e os tratamentos do dente quebrado, é crucial que você busque um profissional especializado para avaliar e resolver o seu problema. Vale a pena lembrar que, quando não tratado a tempo, uma simples fratura no dente pode causar muitas dores e prejudicar a sua saúde bucal como um todo.

No Ateliê Facial, você pode encontrar profissionais capacitados que estão preparados para atendê-lo neste e em qualquer outro tipo de problema bucal. Além disso, temos os equipamentos mais modernos para garantir a recuperação integral da sua saúde.

 

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515