Sorriso Gengival: O que é e melhores formas de corrigir

Sorriso Gengival: O que é e melhores formas de corrigir

O sorriso gengival pode causar sérios danos à autoestima do paciente, pois prejudica diretamente a sua estética. Esse problema é ainda maior quando a pessoa deseja ter dentes bem alinhados, brilhantes e devidamente proporcionais ao sorrir.

Essa disfunção bucal é denominada dessa forma devido a exposição excessiva da gengiva quando o paciente sorri. Felizmente, ele tem tratamento e pode ser resolvido através de um acompanhamento com profissionais capacitados.

Ao longo deste post você irá  conhecer mais detalhes sobre esse problema, como as suas causas e quais os principais tratamentos. Confira:

O que é o sorriso gengival?

O sorriso gengival é marcado pela excessiva exposição da gengiva na boca do paciente. Segundo especialistas, é possível identificar esse problema, quando o tecido gengival ultrapassa a marca de 3 milímetros, esse problema pode ser acentuado devido a fatores como:

  • Formato e tamanho grande dos dentes
  • Comprimento maior do lábio superior
  • Posição verticalizada da mandíbula superior em relação ao tamanho do crânio

Por outro lado, ainda ocorre o problema de retração gengival, ou seja, quando o tecido oferece uma cobertura mínima. Isso também afeta a estética e pode causar problemas bucais, como a sensibilidade dentária, por exemplo.

Por que acontece?

De maneira geral, esse tipo de problema é mais frequente entre as mulheres. Ele pode surgir por uma série de motivos, que vão desde distúrbios hormonais até as disfunções nos músculos. Confira abaixo são as principais causas desse problema:

  • Hipertrofia gengival
  • Lábios pequenos
  • Distúrbios hormonais
  • Coroas dos dentes curtas
  • Hiperatividade dos músculos elevados
  • Excesso de maxilar

Após a identificação da causa do problema, o profissional especializado pode iniciar o tratamento ideal para resolver o problema. Assim, o paciente pode recuperar não só a estética do sorriso, como também a sua saúde bucal como um todo.

Principais tratamentos para o sorriso gengival

Como mencionado anteriormente, o sorriso gengival pode ser caracterizado pelo excesso ou falta de tecido gengival. Para ambos os casos, o dentista irá realizar o tratamento odontológico ideal para fazer a harmonização e devolver ao paciente o sorriso mais bonito, que ele tanto deseja:

Tratamento ortodôntico para retração gengival

O tratamento ortodôntico tem sido bastante indicado pelos especialistas,para solucionar problemas de retração gengival.

Isso porque, o uso do aparelho consegue amenizar esse problema bucal e devolver ao paciente, a beleza de um sorriso harmônico e uma saúde perfeita.

A eficiência desse tratamento, deve-se ao fato do aparelho intervir diretamente no tamanho e posição de dentes erupcionados, nivelando-os na posição exata e eliminando a exposição excessiva do tecido gengival. Esses resultados podem ser percebidos de maneira gradual, ao longo de todo o tratamento.

Botox

Toxina botulínica, também conhecida como botox, consiste em uma substância que tem um grande poder de provocar a paralisia dos músculos.

Para resolver o problema desse tipo de sorriso, ela é usada para fazer com que os lábios do paciente não se elevem muito ao sorrir, expondo assim a gengiva.

Esse procedimento apenas pode ser realizado por um profissional especializado, como um dentista que domine bem esse tipo de técnica. Os resultados são temporários e costumam durar em média 6 meses.

Procedimento cirúrgico para o sorriso gengival

Outra alternativa de tratamento para o sorriso gengival é a realização de procedimentos cirúrgicos. De acordo com os especialistas, esse tipo de tratamento é o que oferece resultados definitivos para o paciente, que consegue recuperar a beleza do seu sorriso de maneira duradoura.

Nesses casos, o paciente deverá ser submetido a uma avaliação completa com um odontologista ou até mesmo cirurgião plástico, eles estarão aptos para avaliar a gengiva e indicar o melhor tratamento. Confira abaixo, quais são os melhores procedimentos cirúrgicos para cada condição:

Gengivoplastia

A gengivoplastia, também conhecida como cirurgia periodontal, é um procedimento cada vez mais utilizado nos consultórios para resolver o problema do sorriso que expõe muito a gengiva do paciente.

Ela tem como principal objetivo corrigir a gengiva do paciente. Isso ocorre porque o profissional faz a retirada do excesso do tecido gengival para reconstruir o contorno do mesmo em volta dos dentes.

Como é um procedimento mais incisivo, ele exige que o paciente siga algumas indicações antes e depois da realização da cirurgia para garantir a eficácia do tratamento e recuperação da estética do sorriso.

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é famosa por alterar a posição do queixo, maxilar e principalmente para recuperar a estética do sorriso gengival. Através dela, é possível conquistar uma aparência do sorriso mais bonita e ainda melhorar a capacidade mastigatória do paciente.

Pelo fato, dessa cirurgia modificar a posição dos ossos, corrigindo assim quaisquer tipos de deformidades ósseas, ela também consegue fazer o equilíbrio entre os dentes e lábios. Fazendo com que o sorriso fique harmônico de uma maneira definitiva, sendo a mais recomendada para esses casos.

Cirurgia para a reposição labial

Esse tipo de procedimento é indicado para quem possui uma grande extensão de gengiva exposta. Nele o procedimento irá encurtar em cerca de 10mm do tecido gengival, aproximando a mucosa localizada na parte interna dos lábios que estão próximas da gengiva, isso deixa o sorriso mais harmônico.

A reposição labial, promove resultados imediatos e efetivos para os pacientes que desejam diminuir a exposição excessiva da gengiva e conquistar um sorriso mais harmônico e belo. Vale a pena destacar que o período de pós-operatório é bastante simples, mas exige que o paciente fique longe de atividades físicas por no máximo 3 dias.

Após obter mais informações sobre o que é o sorriso gengival e principalmente, quais são os melhores tratamentos odontológicos para corrigir esse problema bucal. Como você pode perceber, os procedimentos cirúrgicos são aqueles que oferecem os resultados definitivos para garantir a beleza do seu sorriso.

Mas para alcançar bons resultados, é crucial que você busque realizar o tratamento com profissionais competentes e qualificados nesses procedimentos. Nesses momentos, pode contar com a equipe de dentistas do Atêlie Facial, especializada na realização da cirurgia ortognática e demais procedimentos para recuperar seu sorriso.

 

 

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515