Aparelho ortodôntico: Cuidados básicos que você deve ter com seu

Aparelho ortodôntico: Cuidados básicos que você deve ter com seu

O aparelho ortodôntico é uma ferramenta muito comum e conhecida pelas pessoas, pois trata-se do mais simples e acessível tratamento para consertar problemas com a arcada dentária. É uma solução popular, que pode suprir muitas necessidades, sem que isso represente em um custo elevado.

Entretanto, a frustração com os resultados pode ser grande, principalmente quando as pessoas não tomam os devidos cuidados para o sucesso do seu tratamento. De fato, é preciso ter atenção à vários aspectos do seu dia a dia para garantir que tudo termine no tempo calculado e com os resultados desejados.

Se você também faz uso de um aparelho e pretende fazer o tratamento da melhor forma possível confira agora todas as nossas dicas de cuidados básicos que é preciso ter com essa peça tão fundamental na busca de seu sorriso perfeito.

Faça a manutenção correta do aparelho ortodôntico

Sorriso Gengival: O que é e melhores formas de corrigir

Para conquistar bons resultados, é preciso realizar a manutenção do aparelho ortodôntico de maneira correta. Assim, é crucial que você mantenha-se atento as datas de consultas ao seu dentista e busque não faltar em nenhum delas.

Além de ter a garantia de um bom funcionamento do aparelho, você ainda conta com o benefício de não atrasar o seu tratamento. Isso porque, estará sempre ativando o aparelho para que ele faça o movimento adequado de alinhamento dos dentes.

Mantenha uma boa alimentação

Ao começar um tratamento ortodôntico é comum que o dentista indique alguns hábitos que devem ser excluídos na vida do paciente, principalmente quando se trata da alimentação.

As pessoas que usam aparelhos fixos precisam sempre se atentar à textura e composição do que comem. Geralmente, são feitas as seguintes restrições de alimentos:

  • Alimentos duros, como aqueles que contém amendoim
  • Alimentos pegajosos, como chicletes e caramelos
  • Alimentos com fibras, principalmente frutas como a manga

A última dica sobre esse assunto é cortar em pedaços pequenos as frutas e vegetais quando for comer, podendo assim manter uma alimentação saudável sem prejudicar o tratamento.

Cuide da higiene do seu aparelho ortodôntico

Todo mundo precisa ter uma boa higiene bucal, mas as pessoas que utilizam aparelho ortodôntico precisam ter um cuidado redobrado com essa parte.

O principal motivo é que essa peça consegue acumular facilmente restos de alimentos, e caso não seja limpa de maneira adequada pode estimular o surgimento de bactérias. Consequentemente, as chances de desenvolver doenças bucais aumentam nesses casos.

Para evitar que isso aconteça com você basta manter uma excelente higiene bucal. Isso não é difícil, pois é necessário apenas escovar os dentes diariamente, usar o fio de dental e utilizar um bom enxaguante bucal.

Evite danificar o aparelho

É comum ficar curioso quanto a estrutura do aparelho e o seu funcionamento, assim que você acaba de colocá-lo. Mas atenção! É importante evitar mexer nessa estrutura ou tentar consertá-la por conta própria.

O motivo disso é que o conjunto de pressão e força exercidos pelos dedos ou pela língua pode modificar e desajustar a força empregada pelo dentista.

Além disso,  pode provocar lesões e atrasar o seu tratamento.Evite também roer as unhas ou morder canetas e lápis, pois isso trará o mesmo resultado.

Caso aconteça algum acidente com o fio ou algum bráquete, mesmo com todos os cuidados, utilize cera ortodôntica para minimizar os riscos de machucados e agende uma consulta o mais rápido possível.

Tenha cuidado extra com o seu aparelho ortodôntico móvel

Em casos de tratamento com aparelho ortodôntico móvel – ou até mesmo quando se está apenas finalizando com o uso da contenção – os pacientes devem ter um cuidado à mais para se preocupar: não o perder.

A facilidade de tirá-lo para comer, beber, escovar os dentes ou para qualquer outra tarefa pode ser o pior inimigo para a duração do tratamento.

Evite improvisar enrolando-o em guardanapos ou lenços, pois assim a probabilidade de perdê-lo é grande e o investimento para uma nova peça é alto.

No lugar disso, guarde-o na caixinha que é disponibilizada pelo ortodontista. Lembre-se também de higienizá-lo antes de voltar com o aparelho para sua boca.

Invista na boa escovação

A escovação é uma parte importante da rotina de um paciente que está utilizando aparelhos ortodônticos.

Se for realizada de maneira correta, ela consegue minimizar bastante os problemas com acúmulos de resíduos e impurezas na boca. O indicado é que uma limpeza mais detalhada seja feita de forma cotidiana.

Em alguns casos, antes da escovação, por exemplo, é preciso fazer um bochecho com água morna que contenha um pouco de bicarbonato de sódio diluído, ajudando assim na eliminação das bactérias.

Depois disso, é preciso fazer uma escovação com o auxílio de uma escova ortodôntica, ideal para limpar melhor o aparelho.

Não se esqueça de qualquer região da boca e, logo em seguida, passe um fio dental. É necessário o auxílio de um passa fio, fornecido pelos dentistas.

Apesar de ser um processo mais demorado, ele é extremamente necessário para pegar aqueles últimos vestígios restantes. Para completar, utilize um anti séptico bucal, de preferência incolor e sem álcool.

É importante lembrar que as cerdas da escova devem ser bem macias, para evitar machucados. Além disso, ela deve ser trocada a cada 45 dias, já que o aparelho a danifica com mais facilidade.

Por fim, adicionar a escova interdental como parte desses cuidados pode tornar a escovação ainda mais eficiente.

Agora que você conhece todos os cuidados básicos para preservar o seu aparelho ortodôntico, poderá aproveitar todos os benefícios que esse aparelho oferece no tratamento ortodôntico.

Caso tenha alguma dúvida quanto a melhor maneira de manusear o aparelho móvel, não deixe de consultar o seu dentista. Ele é o profissional apto para orientar sobre todos os detalhes sobre o tratamento para alinhar os dentes, isso inclui a manutenção do aparelho.

Ao acessar o site o Ateliê Facial, você poderá conhecer os principais tipos de aparelho e ainda marcar a sua consulta com um especialista. Nossa equipe está preparada para lidar com os mais diversos casos de alinhamento dos dentes e melhora da saúde bucal.

 

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515