Doenças gengivais: Quais são e como evitá-las

Doenças gengivais: Quais são e como evitá-las

As doenças gengivais fazem parte do dia a dia do consultório odontológico. Pesquisas revelam que, grande parte da população adulta no Brasil sofre com algum tipo de problema nas gengivas. Elas podem surgir tanto devido a má higienização bucal ou até mesmo por fatores genéticos.

Felizmente, a maioria dessas doenças pode ser facilmente tratada por especialistas. Nesses casos, o paciente recupera não só a sua saúde bucal, como também a autoestima e a tranquilidade de poder sorrir sem sentir vergonha por isso.

Uma das melhores maneira de tratar esse tipo de problema é conhecer a fundo sobre o que ele é. Por isso, ao longo deste post você poderá descobrir mais sobre essas doenças bucais e como você pode evita-las. Confira:

O que são as doenças gengivais?

As doenças gengivais nada mais são do que aquelas patologias provocadas pela ação de bactérias na região, que se não forem bem tratadas podem comprometer não apenas o tecido gengival, assim como na saúde.

Especialistas afirmam, que essas doenças se desenvolvem em duas fases principais. A primeira delas é marcada pelo início do processo de inflamação da gengiva, que geralmente provocam a famosa gengivite. Nesse estágio é crucial, buscar tratamento para que as bactérias não causem mais danos na região.

A segunda fase apenas ocorre, quando ocorre o agravamento da gengivite, por falta de tratamento odontológico. Em situações assim, as bactérias atingem a estrutura óssea dos dentes, fazendo com que ocorra a periodontite e a perda de suporte dos dentes.

Qual a importância do tratamento

Assim como seus dentes, as gengivas também precisam de cuidados especiais. Uma gengiva saudável é fundamental para a preservação da sua saúde bucal, pois ela influencia diretamente no hálito, na aparência e, consequentemente, na  sua autoestima.

Além disso, uma gengiva saudável também proporciona uma mastigação de qualidade, o que permite que você tenha uma boa digestão. Assim, pode-se afirmar que ela também influencia na saúde de todo o corpo.

Principais doenças gengivais

Antes de saber como cuidar das suas gengivas é preciso conhecer quais são as principais doenças gengivais que prejudicam a saúde bucal. Veja abaixo quais são elas:

Placa Bacteriana

A boca é uma área do corpo que possui muitas bactérias. Quando elas não são removidas de maneira adequada, elas acumulam e formam as placas bacterianas. Tais placas nada mais são do que uma película transparente e viscosa, bem rente a linha da gengiva.

As bactérias acumuladas na placa decompõem os açúcares que ficam em resíduos de alimentos. Quando isso acontece, é desencadeado um processo de produção excessiva de ácidos bucais, que atacam diretamente o esmalte dos dentes e a gengiva.

É justamente isso que faz com que surjam os mais diversos problemas tanto na estrutura dos dentes, quanto das gengivas.

Gengivite

A gengivite trata-se de um processo inflamatório na gengiva, causada diretamente pela placa bacteriana.

Uma vez que essa placa não é removida diariamente, por meio dos hábitos de higiene bucal, ela produz toxinas que acabam irritando a gengiva. Nesse momento, aparecem os primeiros sintomas da doença, tais como:

  • Vermelhidão na gengiva
  • Inchaço
  • Sensibilidade acompanhada de sangramento no momento da escovação
  • Retração da gengiva
  • Formação de bolsas entre os dentes e a gengiva
  • Mau hálito frequente

É possível reverter os danos que as placas bacterianas causam quando elas são detectadas e tratadas logo no estágio inicial. Isso porque nesse período ela ainda não atingiu o osso e o tecido conjuntivo.

Periodontite

Quando a gengivite não recebe o tratamento adequado, a ação das bactérias torna-se mais intensa, provocando o enfraquecimento do selamento entre os dentes e as gengivas.

Nesse momento, começam a surgir pequenos espaços ou bolsas periodontais na região. Se não forem tratados, esses sintomas se agravam nos dentes e nas gengivas, provocando o desenvolvimento de uma das doenças gengivais mais graves: a periodontite.

Em seu terceiro estágio, o mais avançado, a doença acaba evoluindo para uma degeneração da membrana. Nessa fase, ela destrói destruindo também os ossos e as fibras que sustentam os dentes.

Como consequência ocorre o amolecimento dos dentes a tal ponto, que eles perdem sua estrutura e caem. É uma doença irreversível e que, na verdade, pode ser evitada de uma maneira muito simples.

Como evitar as doenças gengivais

O primeiro passo para evitar as doenças gengivais é saber identificar quando elas apresentam problemas. Veja bem, geralmente, as gengivas saudáveis são de cor rosa claro ou num tom coral, mas é possível ter variações dependendo da sua origem étnica.

Assim, para saber se as suas gengivas estão com alguma doença é preciso ter atenção a cor e alguns outros aspectos para notar se suas gengivas estão saudáveis, são eles:

  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Recuo

Caso note algum desses problemas, você deve marcar uma consulta para que seu dentista passe o melhor tratamento. Quanto mais rápido o problema for tratado, mais fácil será obter a sua saúde bucal de volta.

Agora, se não notou nada estranho, você deve se preocupar na prevenção dessas doenças. Por isso, esteja atento às dicas de como mantê-las saudáveis. Para começar, vamos falar sobre alguns bons hábitos de higiene que você deve prezar:

  • Escove os seus dentes no mínimo 03 vezes por dia, principalmente depois de refeições ricas em açúcar
  • Passar fio dental todos os dias entre todos os dentes
  • Utilizar um antisséptico bucal sempre que possível

Caso já tenha percebido a formação de uma placa bacteriana ou de tártaro, mesmo que seja mínima não hesite e marque a consulta com o dentista. Ele é o profissional capacitado para fazer a remoção adequada desse tipo de placa.

Ao acessar o site do Ateliê Facial, você poderá conhecer todos os serviços prestados por essa clínica. Ela é uma referência na região no tratamento de doenças gengivais e conta com uma equipe bem qualificada para solucionar esse problema.

Cuidar da saúde bucal é essencial para que você possa ter um sorriso mais bonito e saudável, por isso não deixe de fazer consultas periódicas ao seu dentista.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515