Conheça os alimentos mais indicados para comer depois da extração do dente siso

Conheça os alimentos mais indicados para comer depois da extração do dente siso

Você sabe o que deve comer após a extração do dente siso? Apesar de causar grande medo nos pacientes, esse procedimento continua sendo considerado frequente em clínicas odontológicas.

No entanto, uma das principais dúvidas que surgem após a retirada do dente é o tipo de dieta que precisa ser seguida. Isso porque, nos primeiros dias, o ideal é investir em alguns alimentos que aceleram o processo de cicatrização e o pós-operatório.

Diante disso, ao longo deste post iremos apresentar quais são os alimentos que não podem faltar na sua dieta depois da retirada do dente siso. Confira:

Aparelho ortodôntico: Cuidados básicos que você deve ter com seu

Sopas são indicadas para extração do dente siso

A sopa, é o alimento mais indicado pelos especialistas para o pós-operatório da extração do dente siso. O principal motivo é que esse delicioso prato é rico em nutrientes que mantêm o corpo saudável e até mesmo auxiliam no processo de cicatrização.

A única recomendação dos dentistas é quanto a temperatura da sopa. Isso porque, se ela estiver muito quente pode causar sangramentos, dores e ainda complicar a recuperação do paciente. Por isso, é recomendado esperar ela ficar morninha,para poder comer sem culpa nenhuma.

O recomendado, é triturar a sopa no liquidificador até obter uma consistência cremosa. Isso vai evitar qualquer tipo de sangramento ou dor no momento de consumi-la. Além disso, você vai conseguir se deliciar com uma deliciosa sopa de frango ou de legumes.

Invista em legumes

Apenas alguns dias depois da realização do procedimento para a retirada do siso, você estará preparado para começar a ingerir alimentos um pouco mais sólidos. Por isso, o ideal é que você comece a incluir legumes na sua rotina, ainda mais aqueles cozidos.

Além de extremamente nutritivos, esses alimentos podem ser ingeridos amassados em forma de purê. Dessa forma, você não irá correr o risco de machucar o local da cirurgia ou dela voltar a abrir.

Uma dica bacana é comer legumes como a abóbora, a batata inglesa ou a mandioquinha. Eles ficam deliciosos quando preparados em forma de purê e bem temperados. Caso queira, você ainda pode adicionar caldo de carne ou incorporar outros alimentos nutritivos e com um elevado poder de cicatrização.

Tome sorvete depois da extração do dente siso

Além de ser uma sobremesa saborosa e ideal para os dias quentes, o sorvete é um dos alimentos mais indicados para comer depois da extração do dente siso. O motivo é bem simples, a sua temperatura gelada consegue aliviar as dores e o inchaço que surge durante o pós-operatório desse procedimento.

Vale a pena destacar que essa mesma lógica serve para os demais alimentos. Assim, você pode consumir sucos ou outras sobremesas que sejam servidas bem geladas. Além delas, também é recomendado chupar gelo para reduzir o inchaço na boca.

Mas atenção! Apesar de alimentos gelados serem permitidos, é importante que você tenha cuidado no que consome, o ideal é que você  invista apenas naqueles que tenham uma consistência mole e que não exijam esforços de mastigação.

Consuma mais sucos e vitaminas

Os sucos e vitaminas são uma excelente alternativa para quem está se recuperando de uma cirurgia para a retirada do siso. Não é à toa que muitos pacientes investem nesse tipo de bebida para acelerar o processo de cicatrização e evitar danos na gengiva e dentes.

Uma dica aqui é misturar vários sabores e tomar a bebida bem gelada. Isso irá fazer com que você não só afaste o calor, como também diminua as dores e o inchaço causados depois da operação.

De acordo com especialistas, alguns pacientes sentem grande dificuldade de abrir a boca depois da cirurgia, que é o chamado trismo. Nesses casos, os sucos e vitaminas são ótimos aliados para evitar a abertura da boca e as dores causadas por isso. Afinal, como são líquidos, os sucos e vitaminas podem ser ingeridos por meio de um canudo.

Cuidados após a extração do dente siso

Além de ter um cuidado extra com a sua alimentação, é importante que você tome certos cuidados após a extração do dente siso. Dessa forma, será possível ter uma recuperação mais rápida e sem muitos incômodos. Confira abaixo, as principais recomendações:

  • durante as primeiras 24 horas da pós-cirurgia mantenha sua cabeça deitada e inclinada;
  • evite fazer bochechos após as primeir as 12 horas;
  • coloque compressas de gelo na região;
  • evite a exposição excessiva ao sol;
  • não realize exercícios físicos.

Os dentistas ainda afirmam que cada paciente tem um processo de recuperação própria, assim não há um período exato para que o procedimento desinflame ou pare de doer. Apesar disso, existe um consenso de que em menos de 3 dias é bem dificil que a área afetada pela cirurgia tenha cicatrizado.

Aumente o cuidado com a higiene bucal

Isso mesmo, durante o pós-operatório você não pode deixar de cuidar da sua higiene bucal. Por isso, o ideal é que você mantenha a rotina de escovação, o uso adequado do fio dental e até mesmo a utilização constante do antisséptico bucal.

A única restrição diz respeito a realização do bochecho com muita força, pois ele pode causar danos no local da operação e interferir no processo de cicatrização.

Além disso, recomenda-se que você também utilize um creme dental que realize uma limpeza completa na boca, mas sem escovar a área que foi operada. Alguns cremes apresentam partículas que eliminam de maneira eficaz as bactérias e deixam uma sensação de limpeza na boca.

Agora que você conheceu os alimentos mais indicados para comer após a extração do dente siso, poderá fazer o procedimento sem correr o risco de prejudicar o pós-operatório. Afinal, todos os alimentos indicados acima ajudam no processo de cicatrização e evitam danos na área operada.

No entanto, se você ainda sente dúvidas quanto a esse procedimento, não deixe de consultar o seu cirurgião-dentista. Ele é o profissional mais indicado para orientar sobre as etapas de recuperação depois de uma cirurgia como essa.

Ao acessar o site do Ateliê Facial, você poderá entrar em contato com os nossos atendentes e marcar uma consulta. Além disso, ainda terá a chance de conhecer os demais serviços oferecidos na clínica.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515