Descubra os principais hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

Descubra os principais hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

Você sabia que a sua saúde bucal pode ser prejudicada por causa de alguns hábitos aparentemente inofensivos? É comum nos depararmos com pacientes que apesar de seguirem todas as indicações, continuam apresentando problemas bucais.

Por que isso acontece? Existem alguns hábitos que acreditamos que são completamente inofensivos, mas que acabam prejudicando muito a saúde da nossa boca e dentes. Conhecer cada um deles é o primeiro passo para evitar o surgimento de doenças e incômodos nos dentes.

Diante disso, selecionamos os principais hábitos que causam danos a sua saúde. Saiba mais:

Doenças gengivais: Quais são e como evitá-las

Usar escova de dentes antiga

Especialistas em Endodontia afirmam que quando você não troca a sua escova de dente, corre o risco de desenvolver problemas na sua saúde bucal. Isso porque, o uso por mais de 4 meses da mesma escova afeta as cerdas, que não conseguem fazer a limpeza de maneira correta.

Além disso, pode ocorrer o acúmulo de bactérias que prejudicam a dentição dos pacientes. Para evitar que isso aconteça, é recomendado trocar a escova de dentes a cada 3 meses e optar por aquelas que possuam cerdas macias e flexíveis.

Vale a pena destacar que quem usa aparelho ortodôntico, deve trocar de escova de dente em um período menor. Isso porque, ela se deteriora com mais facilidade devido aos braquetes e demais componentes do aparelho.

Palitar os dentes

Apesar de parecer algo inofensivo, o hábito de palitar os dentes logo depois de uma refeição pode causar sérios danos à saúde da sua boca. Além de ser uma grande falta de educação à mesa, essa prática deve se eliminada totalmente do cotidiano dos pacientes que desejam evitar problemas bucais.

Por quê? O palito não é a melhor maneira de retirar os resíduos de comida que ficam presos nos dentes. Devido a sua estrutura, eles podem machucar a gengiva e causar uma série de outros problemas, tais como o surgimento de lesões nos dentes.

Além disso, os palitos de dentes não são esterilizados e podem aumentar a quantidade de bactérias e micro-organismos na sua boca. Isso, somado às lesões podem provocar o agravamento dos problemas bucais. Por isso, o recomendado é que você passe a utilizar fio dental para retirar os resíduos de alimentos.

Mastigar de um lado prejudica saúde bucal

Você já parou para observar como mastiga os alimentos? É muito comum realizarmos esse processo em apenas um lado da boca, ao invés dos dois. O problema disso, é que quando o repetimos várias vezes conseguimos provocar um sério desajuste na nossa arcada dentária.

Em longo prazo, esse “hábito inofensivo” pode provocar problemas nas articulações e até aumento da musculação. Nessas situações, é preciso não perder tempo e agendar uma consulta com o seu dentista. Apenas ele irá conseguir diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento de saúde bucal para o seu caso.

É possível evitar esse problema, para isso basta que você perceba como mastiga os alimentos e concentre-se em realizar os movimentos de mastigação corretos. Isso significa, triturar os alimentos em todas os espaços da sua boca.

Roer as unhas

Sem dúvida, esse é um dos piores hábitos que quem deseja melhorar a saúde da sua boca pode ter. Esse tipo de prática pode ser causado por uma série de problemas, que vão desde mania até uma forma de diminuir o nervosismo.

No entanto, independente da causa, roer as unhas prejudicam tanto as mãos, como da saúde da sua boca. Por quê? Esse hábito faz com que os seus dentes fiquem desgastados e levam à sua boca uma série de germes, bactérias e fungos que ficam localizados abaixo das unhas.

É justamente devido a isso que as pessoas que roem as unhas têm mais probabilidade de desenvolver disfunções como o bruxismo, que nada mais é do que o ato de ranger os seus dentes de maneira involuntária.

Alimentos duros podem prejudicar sua saúde bucal

Se você é fã de balinhas duras, pé de moleque ou torresmo então é preciso tomar cuidado. Por terem uma consistência dura, o consumo excessivo pode provocar lesões graves nos dentes, a tal ponto de rachá-los ou quebrá-los.

Essa recomendação também é válida para quem tem o mau hábito de morder objetos duros, como por exemplo, canetas.  Assim como, por aqueles pacientes que usam aparelhos ortodônticos, uma vez que esse alimentos ou objetos podem danificar a estrutura do aparelho.

Quando esses danos não são reparados a tempo, você deixa sua saúde bucal mais frágil e sensível ao surgimento de outras doenças. Nesses casos, os especialistas recomendam que os pacientes moderem o consumo desses alimentos.

A melhor rotina de limpeza bucal

Para garantir a saúde da sua boca, é indispensável que você evite esses maus hábitos e mantenha uma excelente rotina de limpeza bucal. Quanto a isso, não existe mistério algum, basta seguir corretamente as indicações do seu dentista, que basicamente se resumem a:

  • escovar os dentes depois das refeições;
  • usar o fio dental após a escovação ou uma vez ao dia;
  • usar o enxaguante bucal sem álcool;
  • investir em escova de dente com cerdas macias.

Além desses cuidados diários, é recomendado visitar o dentista com frequência para que ele avalie a sua saúde bucal e realizar os tratamentos adequados. Também é indicado que de 3 em 3 meses, você realize uma limpeza bucal para eliminar as impurezas dos dentes e deixar sua boca ainda mais saudável.

Então, percebeu se está cometendo algum desses maus hábitos? O ideal é que você comece a evitá-los a partir de hoje, dessa forma irá dar o primeiro passo para recuperar  e evitar que a sua saúde bucal seja ainda mais prejudicada.

Além da mudança de hábitos, é recomendado que você marque a consulta com um especialista para ele avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Aqui no Ateliê Facial, dispomos de uma equipe de dentistas capacitados e equipamentos modernos para fazer essa avaliação.

Clique Aqui para acessar nosso site e marque hoje mesmo a  sua consulta com um dos nossos dentistas.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515