Abscesso dentário: O que é, quais são os sintomas e como tratar?

Abscesso dentário: O que é, quais são os sintomas e como tratar?

O abscesso dentário é uma doença causada por uma infecção grave no dente, que provoca dores intensas. Quando não tratada com rapidez, ela pode fazer com que o paciente seja encaminhado para um hospital em estado crítico.

Felizmente, existem formas de identificar o surgimento desse tipo de problema antes dele chegar a um estado grave. Quando tratado com rapidez, os riscos dessa doença prejudicar ainda mais a saúde do paciente diminui de maneira considerável.

Por isso, selecionamos as principais informações sobre essa infecção dentária e iremos explicar não só o que ela é, como também quais são os seus sintomas e como deve ser tratada:

Abscesso dentário: O que é?

Conheça os alimentos mais indicados para comer depois da extração do dente siso

De maneira geral, o abscesso dentário se caracteriza como uma infecção provocada por uma bactéria que atinge diretamente o dente ou a gengiva do paciente. Quando isso acontece, é comum identificar o acúmulo de pus na região, o surgimento de um cisto ou de uma bolha esbranquiçada.

Quando a infecção atinge a gengiva, o tratamento pode ser realizado de maneira mais simples. No entanto, quando essa poderosa bactéria afeta o tecido ósseo da boca, o paciente deverá ser submetido a procedimentos mais invasivos e agressivos.

Principais causas do abscesso

De acordo com especialistas, o abscesso é causado por cáries que não foram tratadas de maneira correta ou em tempo hábil. Nesses casos, a polpa do dente é exposta às bactérias e a infecção atinge a sua raiz, o que provoca desconforto e dores intensas.

Além disso, o surgimento desse tipo de problema também pode ser provocado por resquícios de alimentos que ficam presos na gengiva ou na cárie. É exatamente isso que faz com que a inflamação se desenvolva e o dente seja quebrado.

Sintomas do abscesso dentário

Para evitar que o abscesso dentário se torne mais grave, é preciso que o paciente conheça quais são os principais sintomas desse tipo de problema. De acordo com especialistas, os primeiros sinais desse problema são:

 

  • dor de dente;
  • aumento da sensibilidade;
  • mau hálito;
  • gosto amargo na boca;
  • inchaço e vermelhidão na gengiva.

Caso o paciente perceba qualquer um desses sintomas, é recomendado que ele procure de maneira imediata um especialista e inicie o tratamento. Se isso não acontecer, ele pode sofrer com vários outros problemas de saúde, que vão desde o surgimento de febres até o escurecimento do dente.

Tratamentos do abscesso

É preciso ter em mente que o abscesso não pode ser curado sozinho. Por isso, é crucial que o paciente procure por um especialista e inicie de maneira imediata o tratamento adequado desse tipo de problema.

Isso porque, apenas um profissional capacitado pode fazer o diagnóstico e identificar as causas do surgimento desse tipo de problema. A depender da gravidade do caso, o dentista por optar pelos seguintes tipos de tratamentos:

Drenagem do pus

Esse é considerado o tratamento mais comum para o abscesso que surge nos dentes. Nele, o especialista realiza uma pequena incisão no local e retira todo o pus da região afetada por esse problema.

Depois disso, o dentista higieniza o local como forma de evitar que mais uma infecção apareça na mesma região e o paciente volte a sofrer com esse tipo de problema bucal.

Tratamento de canal

O dentista também pode optar pelo tratamento de canal para eliminar o abscesso e evitar maiores danos na saúde bucal. Geralmente, esse procedimento é escolhido quando a polpa dos dentes é invadida pelas cáries.

Nesses casos, os especialistas seguem algumas etapas para conseguir tratar do abscesso, são elas:

  • remoção da polpa;
  • drenagem do abscesso;
  • vedação da cavidade central;
  • colocação da coroa.

Esse tratamento faz com que o paciente recupere a sua saúde bucal e evite que o problema volte a ocorrer na mesma área.

Raspagem das raízes dentárias

Esse tipo de tratamento é indicado para os pacientes que apresentam um abscesso dentário periodontal. Nesse caso, o procedimento é considerado muito invasivo, pois o paciente precisa fazer uma raspagem e o alisamento da raiz do dente que está infeccionado.

Isso ocorre porque esse problema atinge diretamente as cavidades que ficam localizadas entre os dentes e a gengiva. Para eliminar a infecção e evitar problemas futuros com o surgimento de abscessos.

Extração do dente

A extração do dente é considerada a última opção de tratamento para quem sobre com abscesso. Esse método geralmente é adotado quando o dentista percebe que não há possibilidade de salvar o dente que foi prejudicado pelo surgimento da infecção.

Nesses casos, o profissional também precisa fazer a remoção do dente para conseguir drenar todo o pus que fica acumulado no dente ou na gengiva. Esse tipo de tratamento faz com que ocorra a diminuição das possibilidades do paciente sofrer complicações.

É importante destacar que o especialista também pode indicar outros tipos de tratamentos para eliminar as infecções. Isso inclui desde o uso regular de analgésicos, como de anti-inflamatórios para conseguir controlar as dores causadas por esse problema dentário.

Além disso, caso a infecção comece a atingir os demais dentes, é preciso usar antibióticos de maneira contínua. Essa é a única maneira da bactéria ser destruída totalmente e o paciente ficar livre desse tipo de problema.

Abscesso dentário: Como prevenir

A melhor maneira de prevenir o surgimento do abscesso dentário é preservar bons hábitos de higiene bucal. Isso implica escovar os dentes com frequência, sempre antes das refeições e usar fio dental e enxaguante bucal.

Além disso, recomenda-se que o paciente também evite consumir alimentos ricos em açúcares e fazer visitas constantes ao dentista. São cuidados simples como esses que garantem uma excelente saúde bucal.

Devido a importância de reconhecer os primeiros sintomas do abscesso dentário, o ideal é que você faça uma consulta com um dentista especializado. Por isso, não deixe de acessar o site do Ateliê Facial e conheça todos os serviços oferecidos pela clínica.

Nela, você poderá fazer a avaliação da sua saúde bucal e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Lembre-se: essa é a melhor maneira de evitar a perda do seu dente.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515