Com que frequência você deve visitar o dentista? Descubra aqui

Com que frequência você deve visitar o dentista? Descubra aqui

Saber o momento certo de visitar o dentista, é o primeiro passo para conquistar uma saúde bucal excelente. Hálito fresco e um sorriso branco e alinhado é capaz de deixar qualquer pessoa confiante sobre si mesma durante socializações, seja em um relacionamento, seja em uma entrevista de emprego.

No entanto, ainda é comum encontramos pessoas que apenas procuram o atendimento odontológico, quando estão sofrendo com algum problema bucal grave. Nesses casos, o excesso de falta de cuidado pode ser tarde demais e exigir um tratamento complicado.

Para evitar que isso aconteça com você, elaboramos esse artigo com o período certo para marcar a consulta com o dentista e a importância desse cuidado.

Quais os motivos para visitar o dentista?

Conheça os alimentos mais indicados para comer depois da extração do dente siso

O fato de poucas pessoas entenderem a importância de visitar o dentista é o que faz com que essa atitude não seja rotineira nas suas vidas.

Entretanto, esse é um grande erro, afinal, a saúde bucal influencia diretamente em muitos aspectos relacionados à confiança e autoestima. Conheça alguns dos motivos mais importantes para marcar uma consulta:

Prevenção

As consultas  frequentes são uma ótima maneira de prevenir doenças bucais. Por meio do exame clínico que o dentista faz, é possível identificar possíveis problemas e, com isso, ele pode dar as orientações básicas para que você os evite.

Perder o medo

É inegável, visitar o dentista com frequência faz com que perca o medo de frequentar de consultar esse profissional. Sobretudo, porque com a evolução das tecnologias, muito se avançou na área da anestesia, o que pode tornar indolor alguns tratamentos.

Ainda assim, é preciso tornar essa visita frequente, para que você possa criar uma relação de confiança com o dentista e dissipar o medo.

Evitar dores

Consultas de prevenção são muito eficientes para encontrar falhas (como um dente quebrado) ou problemas (como o esmalte desgastado) que mais tarde possam resultar em dor.

Cuidar do mau hálito

Existem pessoas que, mesmo com a higiene bucal em dia, não conseguem se livrar desse problema. Ao visitar o dentista com frequência, você poderá analisar qual a real causa do mau hálito e orientá-lo para que tudo seja resolvido.

Prevenir câncer de boca

Quando descoberto no início, o câncer de boca pode ser tratado mais efetivamente. Nas consultas, o dentista fará um exame minucioso para detectar alguma lesão que possa evoluir para tal doença.

Cuidar da saúde do corpo

A saúde da boca reflete diretamente na saúde de todo o corpo, afinal, a nutrição do organismo começa pela ingestão. Além disso, uma mordida desalinhada ou uma má mastigação, por exemplo, pode resultar em dores de cabeça e até numa gastrite.

Bem-estar e autoestima

A aparência da boca está ligada a uma boa autoestima, por isso, um sorriso saudável e harmonioso conta e muito nesse quesito. Cuidando do seu sorriso, você terá mais confiança para lidar com o convívio social.

Acesso a tratamentos modernos

Como já foi mencionado anteriormente, muito se tem evoluído na área da ciência em relação à saúde.

É possível ter acesso à várias novidades no campo da odontologia por meio das mídias, mas como avaliar quais são verdadeiras ou benéficas? E quais realmente têm comprovação científica? Com a consulta você pode esclarecer dúvidas sobre algum novo tratamento que chamou sua atenção.

Visitar o dentista melhora os hábitos de higiene bucal

O mais importante sobre as visitas é poder rever alguns hábitos higiênicos e de alimentação para melhorá-los, ou até identificar alguma doença na região da gengiva que esteja em estágio inicial e possa ser tratada.

Muitas pessoas deixam para visitar o dentista somente em caso de dores fortes ou quando houve algum acidente que resultou na danificação de um dente. Isso porque elas acabam julgando que outro tipo de consulta, como as quais citamos em nossa lista, não é necessária.

Agora que você já entende que é importante visitar o dentista regularmente, a dúvida que resta é quando deve ser esse “regularmente”?

Quando visitar o dentista?

Em geral, é recomendado que uma pessoa saudável faça pelo menos uma consulta de seis em seis meses. Entretanto, na primeira visita o dentista já poderá falar se você deve manter essa periodicidade ou se deve aumentar a frequência.

Por outro lado, um paciente com doença periodontal crônica precisa ir a cada 4 meses. O mesmo ocorre com crianças em controle de cárie ativa.

Quem usa aparelho ortodôntico deve ir mensalmente para a manutenção do mesmo e resolver questões de higiene.

Por causa dos fios, bráquetes e borrachinhas, a profilaxia (procedimentos de prevenção de doenças) é feita com um período mais curto justamente para evitar perca de estruturas dentárias no momento de retirar o aparelho.

Durante a consulta odontológica

Na primeira consulta é normal ter que responder diversas perguntas do dentista. Nesse momento, é preciso ser honesto para que ele consiga levantar um histórico preciso da sua saúde.

No entanto, nas visitas seguintes, você terá que informá-lo sobre qualquer mudança. No geral, as consultas de rotina servem para uma revisão do estado e integridade dos dentes, além disso, são incluídas uma profilaxia e limpeza.

Há também as consultas em que o profissional precisará desenvolver um exame completo. Também existem chances de incluir uma radiografia em algum momento.

Para ajudar no diagnóstico de problemas que não poderiam ser encontrados de outra forma, como um problema no osso do maxilar ou da mandíbula, dentes que sofreram traumas, cistos ou tumores, dentre outros.

Cuidados após visitar o dentista

Na consulta, o dentista avaliará sua saúde bucal geral e, conforme seu estado, poderá solicitar o início de um tratamento ou prescrever algumas recomendações para casa.

Por isso, o sucesso em estabelecer a saúde da boca não fica só a cargo do dentista, é preciso que o paciente também coopere, seguindo todas as orientações para que nenhuma doença surja ou progrida.

Como foi possível notar ao longo do artigo, as consultas com o dentista são muito importantes. Então, o que acha de visitar o dentista hoje mesmo? Para isso, clique aqui para acessar o site do Ateliê Facial e agendar a sua consulta. Dessa forma, você poderá garantir a sua saúde bucal.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515