Como higienizar os implantes dentários de maneira correta

Como higienizar os implantes dentários de maneira correta

Saber como higienizar os implantes dentários é fundamental para que o paciente que se submeteu a esse tipo de procedimento evite uma série de doenças. Ainda mais porque nesses casos é comum o surgimento de alguns problemas, tais como a mucosite e peri-implantite.

Diante disso, além de fazer algumas visitas frequentes ao dentista, o paciente precisa adotar alguns hábitos de higienização essenciais para manter a saúde bucal. Por isso, selecionamos alguns dos principais cuidados para que você consiga manter a qualidade dos seus implantes.

Continue lendo este post e aprenda tudo que você precisa fazer para garantir a saúde e a beleza do seu sorriso:

Formas de higienizar os implantes dentários

Com que frequência você deve visitar o dentista? Descubra aqui

Alguns pacientes deixam de se preocupar com formas de higienizar os implantes dentários depois de passar por esse tipo de procedimento. O motivo disso é que eles têm a ideia equivocada de que essas próteses não precisam dos mesmos cuidados dos dentes naturais.

O que eles provavelmente não sabem é que isso pode causar sérios danos à saúde bucal, pois uma higienização de má qualidade é capaz de provocar até a perda do implante. Por isso, é fundamental que seja dada prioridade na limpeza correta das próteses.

O ideal é que, além da escovação, o paciente sempre utilize o fio dental e a escova interdental depois de cada uma das refeições e antes de dormir. Esses dois acessórios são indispensáveis, pois permitem a limpeza completa dos espaços entre os dentes.

Mas isso não é tudo, veja abaixo quais são os demais cuidados que os pacientes que usam implantes devem seguir:

Use a escovas macias

O primeiro passo para conseguir uma higienização completa e eficaz dos implantes é optar pela escova correta. Isso significa que você sempre deve escolher aquelas com cerdas macias e a troque de maneira regular como forma de garantir a melhor higiene bucal.

Segundo os especialistas, esse tipo de prática é crucial para evitar a infecção de mucosite peri-implantar, que prejudica diretamente todo o tecido mole que fica em volta da estrutura do implante.

É preciso ter em mente que, apesar de se tratarem de dentes postiços, os implantes também fazem parte de toda a flora oral. Isso significa que qualquer tipo de problema na sua estrutura também irá prejudicar tanto a gengiva, quanto os tecidos bucais e o osso dessa região.

Invista em escovas interdentais

Investir em escovas interdentais é a chave para conseguir higienizar os implantes dentários. Isso porque esse tipo de ferramenta permite que o paciente limpe até as regiões de difícil acesso na boca, algo que não pode ser realizado com o uso de escovas comuns.

Por isso, é importante que você use as escovas interdentais. Ao usá-la da maneira correta e sempre depois das principais refeições, o paciente consegue evitar que resíduos de comida fiquem entre os implantes.

O melhor de tudo é que esse tipo de escova unitufo pode ser facilmente encontrada em farmácias e até mesmo na internet. Caso tenha alguma dúvida com relação a escolha da melhor marca, o ideal é consultar o seu dentista.

Não dispense o fio dental

Assim como a higienização dos dentes naturais, o fio dental deve estar presente na rotina de limpeza dos implantes dentários. Sobretudo porque ele possibilita que sejam retirados os resíduos que ficam em locais de difícil acesso na região da boca.

Hoje, é possível encontrar fios dentais específicos para que seja feita a higienização das próteses. O ideal é que você consulte o seu dentista para que ele possa indicar qual a melhor marca e qual modelo é mais útil para o seu seu caso em particular.

De maneira geral, a grande diferença entre o fio dental convencional e o específico para implantes é que eles apresentam uma extremidade mais rígida. Isso faz com que o paciente consiga inserir o fio entre os espaços com grande facilidade.

Aplique enxaguante para higienizar os implantes dentários

Ao aplicar o enxaguante para higienizar os implantes dentários, você poderá evitar ao máximo a formação da famosa placa bacteriana. Apesar de se tratar de um implante, a sua estrutura também pode ficar escurecida e a formação de cáries pode acontecer.

O ideal é que o paciente evite aqueles enxaguantes que têm uma importante concentração de álcool na sua fórmula. Além disso, ainda é preciso estar atento a qualidade do produto que você irá usar para fazer a higienização dos implantes.

Uma dica bacana é que o paciente consulte o seu dentista e/ou odontologista para saber qual o enxaguante mais indicado para os implantes que você colocou. Essa é sem dúvida a melhor maneira de garantir uma higienização completa.

Faça profilaxia dental

Deixar de fazer a profilaxia dental é um grande erro que deve ser evitado por quem tem implantes dentários. Também conhecido como limpeza de dentes, esse processo consegue fazer uma higienização mais profunda nas próteses e não pode ser ignorado.

Durante esse procedimento, o dentista consegue fazer a remoção de qualquer tártaro ou placa bacteriana que possa ser formada sobre os implantes. Devido a sua eficácia, o paciente deve realizar a profilaxia periodicamente. Caso contrário, poderá sofrer com o surgimento de algumas doenças dentárias.

Ao fazer a manutenção dos implantes, o paciente deve consultar o seu dentista para saber com que frequência esse procedimento precisa ser realizado. Isso irá garantir a prevenção de possíveis problemas dentais e até mesmo na aparência do seu sorriso.

Agora que você sabe que o implante exige que paciente fique mais atento na hora de higienizar os implantes dentários, o ideal é que seja feita uma visita periódica ao seu dentista. Nesse momento, você pode esclarecer todas as suas dúvidas quanto a melhor maneira de prevenir doenças dentárias.

Durante a consulta, o dentista também poderá fazer uma avaliação completa da saúde do seu dente e até mesmo da sua mucosa. Além disso, o profissional ainda poderá orientá-lo sobre a melhor maneira de fazer a higienização do seu implante.

Para isso, tudo que você precisa fazer é acessar o site do Ateliê Facial para marcar a sua consulta e avaliação com um dentista.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515