Enfraquecimento dos dentes: Causas e principais tratamentos

Enfraquecimento dos dentes: Causas e principais tratamentos

Diferente do que se pode imaginar, o enfraquecimento dos dentes é um problema grave, que pode surgir em qualquer fase da vida do paciente. Apesar de ser mais frequente na infância, os adultos e idosos não estão livres de sofrer com essa doença.

Caracterizada por deixar os dentes moles, esse problema pode provocar sérias consequências quando não tratado corretamente. Por isso, é de suma importância que você conheça as causas e principais tratamentos do enfraquecimentos dos seus dentes.

Continue lendo e descubra qual a melhor maneira de prevenir que essa doença se desenvolva e você corra o risco de perder os seus dentes permanentes. Confira:

Enfraquecimento dos dentes: Principais causas

Com que frequência você deve visitar o dentista? Descubra aqui

Segundo especialistas, o enfraquecimento dos dentes geralmente ocorre devido a uma doença periodontal. A periodontite tem como principal característica a infecção e inflamação da gengiva, caso o paciente não se submeta a um tratamento adequado, ele pode chegar a perder o dente.

Isso ocorre porque os tecidos que oferecem o suporte para o dente são comprometidos, o que faz com que ele fique mole. Os primeiros sinais de que algo está errado é o surgimento de pequenos sangramentos na base do dente.

Consequências do enfraquecimento

De maneira geral, a periodontite pode provocar uma série de consequências para a saúde bucal de um paciente. Elas vão desde o aumento do tamanho de alguns elementos dentários, até a perda dos dentes, caso a doença não seja tratada de maneira correta.

Felizmente, existem formas simples que podem ser adotadas para evitar que esse problema avance e você corra o risco de prejudicar a sua saúde bucal, os principais deles são:

  • ter uma alimentação balanceada;
  • fazer a higienização bucal corretamente;
  • usar fio dental;
  • aplicar enxaguante bucal;
  • visitar o dentista regularmente;
  • fazer limpeza profissional.

Tratamentos para enfraquecimento dos dentes

O tratamento para enfraquecimento dos dentes deve ser realizado apenas por um periodontista ou dentista especializado. O principal objetivo do procedimento é controlar a placa bacteriana localizada nos dentes do paciente, também conhecida como biofilme dental.

Durante o tratamento o profissional irá verificar o estágio da doença e realizar os procedimentos, na superfície dos dentes com uma raspagem e instrumentação do tipo ultra-sônica. Em casos mais graves, o dentista poderá fazer uma cirurgia periodontal.

Além do tratamento no consultório odontológico, o paciente poderá realizar outros tipos de procedimento para evitar o enfraquecimento dental. Confira quais são os principais deles:

Aparelho ortodôntico

Existem alguns casos em que a má posição dos dentes, provoca o enfraquecimento dental e demais danos para a saúde bucal. Ao diagnosticar isso, o dentista recomenda que o paciente comece a usar um aparelho ortodôntico para regular a posição e evitar o processo de desgaste dos dentes.

Em longo prazo, outros problemas podem ser reparados tais como a adequação da mordida e o alinhamento dos dentes. Porém, para obter bons resultados é preciso que o paciente mantenha uma limpeza bucal eficiente, capaz de evitar o desenvolvimento de outras doenças que podem prejudicar a estrutura dental.

Use protetor noturno

Caso o paciente tenha problemas com bruxismo, o dentista pode indicar o uso de protetores noturnos. Eles nada mais são do que moldes especiais para serem usados durante a noite, que irão impedir que os seus dentes sofram erosão devido ao atrito contínuo.

É importante destacar que o dentista é o único profissional capacitado para indicar qual o melhor molde para o seu caso. Essa é a melhor maneira de impedir que os dentes fiquem moles ou sejam prejudicados por outros problemas de saúde bucal.

Extração do dente

A depender da gravidade do enfraquecimento dos dentes, talvez o dentista tenha que fazer a extração do dente prejudicado. Isso porque, há casos em que o dente está tão mole, que o melhor tratamento é retirá-lo para evitar que o problema fique mais grave e prejudique mais a arcada dentária.

Quando isso acontece, o dentista pode fazer a colocação de uma prótese no local em que o dente foi removido. Essa é uma forma de não só garantir a saúde bucal dos pacientes, como também a harmonia e estética do sorriso.

Outros tratamentos dentais

A estabilização dos dentes pode ser outro procedimento odontológico para evitar o enfraquecimento dental. Em situações assim, é aplicado uma estrutura para imobilizar o dente, isso permite que os dentes fracos se unam aos dentes firmes e ganhem estabilidade.

Esse tipo de procedimento pode ser realizado sob supervisão de um dentista qualificado. Apenas ele é capaz de verificar a arcada dentária e a estrutura da raiz, para diagnosticar se os dentes irão suportar a estabilização.

A complexidade deste tratamento irá variar de acordo com as necessidades odontológicas de cada paciente. Porém, geralmente ele é considerado de baixa complexidade e alta eficácia.

Invista em uma alimentação saudável

Sem dúvida, a mudança na alimentação pode contribuir no tratamento e na prevenção de problemas como o enfraquecimento dos dentes. Por isso, é indicado que o paciente invista em alimentos ricos em cálcio, por exemplo, que ajuda na reconstrução e na reparação dos dentes.

Além disso, também é indicado que sejam consumidos mais alimentos ricos em vitaminas C, D e K. Em contrapartida, o ideal é que você evite os alimentos e as bebidas que são ricas em açúcares e ácidos, que prejudicam diretamente a saúde bucal.

Ao longo do post você pode obter informações importantes sobre as principais causas e tratamentos para o enfraquecimento dos dentes. Sem dúvida, esse é um problema dental que pode provocar prejuízos para a sua saúde bucal, caso não seja tratado a tempo.

Por essa razão, busque evitar o desenvolvimento desse transtorno mantendo uma boa higiene bucal. No entanto, se você já percebeu que os dentes estão ficando moles e com uma aparência danificada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista para marcar sua consulta.

Esse profissional está capacitado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para você. Nesses momentos, pode contar com a equipe de dentistas especializados do Ateliê Facial, clique aqui para acessar nosso site e agendar hoje mesmo a sua consulta.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515