Tratamento ortodôntico: Mitos e verdades sobre o aparelho dental

Tratamento ortodôntico: Mitos e verdades sobre o aparelho dental

Quando se fala de tratamento ortodôntico é comum surgirem dúvidas sobre como serão os procedimentos ou o que terá que mudar depois de colocar o aparelho dental. No entanto, é preciso ficar atento às informações que você obtém sobre esse tipo de tratamento.

Antes de começar o seu tratamento, o ideal é que sejam esclarecidos os principais mitos e verdades sobre esse tema. Assim, o paciente não precisa se preocupar com os cuidados que terá que ter ou a efetividade do aparelho durante o tempo que utilizá-lo.

Diante disso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre esse tratamento e o uso do aparelho dental. Confira:

Tratamento ortodôntico só funciona nos dentes permanentes

Enfraquecimento dos dentes: Causas e principais tratamentos

Mito. Você provavelmente já ouviu falar que o tratamento ortodôntico só funciona nos dentes permanentes, certo? Na verdade, isso não passa de um mito. Segundo especialistas, quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Além disso, há possibilidade de iniciar um tratamento preventivo nos pacientes que ainda apresentam dentes de leite, ou seja, que têm uma dentição decídua ou até mista. Nesses casos, o uso do aparelho tem como objetivo evitar que os problemas de oclusão sejam agravados.

No entanto, é importante destacar que isso não significa que o uso do aparelho nos dentes permanentes não seja eficaz. Apenas que nesses casos, o profissional pode precisar de mais tempo e recursos para obter bons resultados. Isso irá depender de cada caso e do método utilizado pelo dentista para alinhar e devolver a saúde bucal do paciente.

Aparelhos dentais causam a sensação de amolecimento dos dentes

Verdade. É comum que os pacientes que utilizam o aparelho ortodôntico se queixem quanto a sensação de amolecimento dos dentes. No entanto, esse tipo de sintoma é completamente normal, pois o tratamento consiste na aplicação de força para que os dentes sejam movimentados até atingirem o encaixe perfeito.

Durante esse processo de movimentação dos dentes, pode ser que o paciente sinta que eles estão mais maleáveis. Apesar da sensação ser totalmente verdadeira, ela não precisa ser motivo de preocupação, pois a tendência é que ela desapareça com o passar dos dias.

Segundo os especialistas, essa mobilidade é normal e temporária. Na medida em que os dentes são estabilizados e ocupam as novas posições, o próprio organismo se estabiliza e elimina o desconforto. No entanto, caso esse problema continue por mais tempo, é preciso consultar o dentista para analisar a causa.

Tratamento ortodôntico mancha os dentes

Mito. Alguns pacientes sentem receio de começar um tratamento ortodôntico devido ao medo de sofrer com manchas nos dentes. No entanto, o uso do aparelho dental não provoca esse tipo de problemas. Na verdade, esses problemas na superfície dos dentes surgem devido a má escovação realizada durante o tratamento ou até mesmo as tentativas de retirar os braquets pelo próprio paciente.

Isso acontece, porque os braquets são colados por meio do uso da resina. Nesses casos, eles só podem ser removidos adequadamente por um profissional capacitado. Caso contrário, o paciente pode sofrer com sérios problemas na estrutura e na estética dos dentes, que vão muito além do surgimento das manchas.

Em algumas situações, os pacientes tentam retirar os braquets e não conseguem remover completamente os resíduos de resina. O resultado disso são dentes com a impressão de manchados ou sujos. Isso pode causar grandes situações de constrangimento para o paciente, sobretudo ao sorrir e falar.

Aparelho dental melhora outros sistemas do corpo

Verdade. Por incrível que possa parecer, o aparelho dental melhora o funcionamento de outros sistemas do corpo. Isso ocorre porque a má oclusão causa danos maiores do que a estética do sorriso ou a má mastigação. Em casos mais graves, esse problema pode gerar fortes dores de cabeça e até deficiências respiratórias no paciente.

Ao iniciar o tratamento, o paciente poderá sentir uma grande melhora do funcionamento do organismo. Afinal, além de fazer a mastigação adequada, ela também contribui para a melhora do sistema respiratório e o alívio das dores de cabeça.

A consequência disso é a melhora considerável da qualidade de vida do paciente, sobretudo quando os dentes ficam alinhados e bem encaixados. Mas para isso, é preciso que o paciente seja acompanhado por um profissional especializado e faça todo o tratamento.

É proibido comer pipoca durante o tratamento ortodôntico

Mito. Alguns pacientes acreditam que ao iniciar o tratamento ortodôntico terão que evitar comer alguns alimentos. Por isso, é comum que eles questionem o dentista quanto ao consumo de comidas mais densas, como amendoim e pipoca enquanto estão usando o aparelho dental.

Na verdade, segundo especialistas, o paciente pode ingerir esses alimentos sem problemas. Mas para que isso aconteça, é preciso ter muito cuidado para evitar que os braquets não sejam quebrados.

Mastigar alimentos mais densos de qualquer jeito pode prejudicar não só a estrutura do aparelho, como também machucar a boca do paciente. Caso sinta alguma dúvida, é importante consultar um especialista para que ele oriente quanto às mudanças na alimentação, como os alimentos que devem ser ingeridos com cuidado.

Então, depois de conhecer quais são os principais mitos e verdades quanto ao tratamento ortodôntico, você não precisa mais se preocupar quanto ao uso do aparelho dental. Como é possível perceber, o início desse tipo de tratamento não causa grandes mudanças na sua rotina ou nos seus hábitos.

Afinal, tudo que você terá que fazer é cuidar melhor da sua higiene bucal e seguir todas as indicações do seu dentista. A duração do tratamento irá depender de uma série de fatores, que vão desde a gravidade do caso até o método utilizado pelo profissional para alinhar os dentes.

Antes de começar o seu tratamento, é importante passar pela avaliação do dentista. Após isso, ele poderá indicar qual a melhor maneira de corrigir os seus dentes e devolver a sua saúde bucal.

Uma dica bacana é recorrer a uma clínica especializada, com experiência no mercado como o Ateliê Facial. Assim, não deixe de conhecer o site da clínica e descubra quais os serviços que são oferecidos por ela.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515