Descubra aqui os principais cuidados após a limpeza bucal

Descubra aqui os principais cuidados após a limpeza bucal

Você provavelmente conhece a importância da realização da limpeza bucal ou profilaxia para a saúde dos dentes. Mas você sabe quais são os cuidados que precisam ser realizados depois desse tipo de procedimento? Sabia que com eles a sensação de boca limpa pode ser intensificada?

Foi pensando nisso que reunimos aqui os principais cuidados que você precisa ter logo após a realização desse procedimento tão recomendado pelos especialistas. Assim, poderá não só melhorar os seus resultados, como também proteger mais a sua boca da proliferação de bactérias e infecções.

Quer saber mais? Continue lendo este post e saiba detalhes sobre esses cuidados e com que periodicidade você precisa fazer a limpeza:

Tratamento ortodôntico: Mitos e verdades sobre o aparelho dental

Limpeza bucal: descubra o que é

A limpeza bucal, também chamada de profilaxia dentária, é um procedimento odontológico que tem como objetivo fazer uma limpeza profunda nos dentes dos pacientes.

A realização frequente desse tratamento é indicada para preservar a saúde bucal e evitar o desenvolvimento de doenças periodontais. Durante o procedimento o dentista irá limpar cada dente de maneira individual, fazendo a raspagem do tártaro, com tiras de aço e curetas.

Também é comum ocorrer o polimento dos dentes com pastas profiláticas especiais para remover a placa bacteriana. Por final, o dentista faz a aplicação do flúor em gel para deixar os dentes cada vez mais limpos e brilhantes.

Devido a esse tratamento usar equipamentos e produtos específicos, ele não pode ser realizado em casa.

O procedimento é doloroso?

Após descobrir o passo a passo de como funciona a profilaxia, você deve estar se perguntando se esse procedimento é doloroso, certo? A boa notícia é que não, ele não causa nenhum tipo de dor ou é preciso tomar algum tipo de analgésico após a realização da limpeza.

No máximo, durante a profilaxia você poderá sentir um leve incômodo causado pela raspagem. Mas, a sensação é tão sutil que não podemos classificá-la como dolorosa. No entanto, se os seus dentes forem muitos sensíveis é comum que você sinta uma sensibilidade maior, mas nada que seja alarmante ou insuportável.

Principais cuidados após a limpeza bucal

Agora que você sabe o que é a limpeza bucal, chegou o momento de conhecer quais são os principais cuidados que você precisa ter logo depois de realizar o procedimento. De maneira geral, eles são simples de serem executados e só exigem pequenas mudanças de hábito. Confira:

Não faça refeições por algumas horas após a limpeza bucal

Segundo especialistas, não é recomendado ingerir alimentos ou bebidas logo depois da realização da limpeza bucal. Assim, evite consumir qualquer tipo de comida que seja rica em carboidratos ou açúcares por pelo menos meia hora depois do procedimento.

Balas, refrigerantes e massas podem interferir na ação dos produtos que foram usados para a limpeza dos dentes, em especial o flúor. De acordo com o dentista, quanto maior for o intervalo entre a primeira refeição depois da realização da profilaxia, melhores serão os benefícios obtidos por ela.

Para evitar que você fique com fome após o procedimento, recomenda-se que seja feita uma refeição completa antes disso. Assim, você poderá suportar mais tempo sem ingerir alimentos com alto teor de gordura ou açúcares sem ficar incomodado.

Espere duas horas para escovar os dentes

Com a intenção de potencializar os efeitos da limpeza, alguns pacientes escovam os dentes assim que saem do consultório odontológico. Esse é um erro que você precisa evitar.

Veja bem, a escovação após a profilaxia não é recomendada pelos dentistas, pois o flúor precisa agir por mais tempo nos dentes para oferecer um efeito melhor. O ideal é que você escove os dentes apenas duas horas após a realização do tratamento, dessa forma a limpeza irá agir de maneira eficiente.

Quando for escovar os dentes não deixe de usar os demais produtos de higiene bucal, tais como enxaguantes e fios dentais. Eles irão ajudar a manter a sensação de boca limpa e proteger toda a sua boca contra a ação de bactérias e doenças odontológicas. Faça esse procedimento com calma e da maneira correta!

Faça a limpeza bucal regularmente

Apesar de não existir um período padrão para fazer a limpeza bucal, os dentistas recomendam que pacientes com dentes saudáveis façam o tratamento a cada seis meses ou até mesmo um ano.

No entanto, essa frequência muda drasticamente para aqueles pacientes que apresentam problemas sérios de placa bacteriana, cáries e doenças periodontais. Nesses casos, a limpeza é realizada com mais regularidade para evitar o desenvolvimento desses tipos de problemas bucais.

Em todos os casos, apenas o dentista pode avaliar a sua saúde bucal e indicar os períodos ideais para fazer a higienização dos seus dentes e gengivas. Por essa razão, na próxima com o profissional pergunte quando você deve fazer a sua próxima limpeza e não deixe de marcá-la assim que sair da sua consulta.

Qual a importância da profilaxia

De maneira geral, a profilaxia é importante não só para a prevenir doenças como também auxilia para o diagnóstico de patologias. Ao ser realizada segundo as indicações acima, consegue fazer a remoção do tártaro, o polimento dos dentes e ainda reduzir as chances do desenvolvimento dos seguintes problemas bucais:

  • cáries;
  • gengivite;
  • periodontite;
  • mau hálito;
  • formação de placas bacterianas.

Além disso, o procedimento ainda permite que o profissional identifique possíveis falhas dentárias, cáries e até algumas alterações nas restaurações, gengivas e na boca como um todo.

A limpeza bucal é um dos procedimentos mais importantes para conquistar uma saúde bucal e dentes mais bonitos. Também coloque em prática todos os cuidados que aprendeu ao longo deste artigo, assim que fazer a profilaxia.

Por isso, não deixe de agendar esse tratamento com o seu dentista na sua próxima consulta com o dentista. Aqui no Atêlie Facial você poderá encontrar profissionais capacitados para realizar esse procedimento, assim como os melhores equipamentos para executá-los.

Sem dúvida, essa é a chave para você ter um sorriso cada vez mais lindo e saudável. Isso livre de doenças e problemas como cáries e excesso de tártaro.

 

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515