Ortodontista: Dicas para você escolher o seu antes de iniciar o tratamento

Ortodontista: Dicas para você escolher o seu antes de iniciar o tratamento

Você já escolheu o ortodontista ideal para fazer o seu tratamento? Depois de saber que precisa usar aparelho ortodôntico e se preparar psicologicamente para colocar todos os brackets, bandas na boca e fios, é necessário eleger o profissional que irá acompanhar todo esse processo.

De maneira geral, existem duas formas de escolher o profissional adequado: por indicação ou sem indicação. Se você se enquadra na segunda alternativa, fique tranquilo, iremos apresentar algumas dicas essenciais para você não errar na hora de contratar os serviços de um dentista especializado em ortodontia. Confira:

Descubra os 5 exercícios que ajudam na melhora dos incômodos da ATM

Ortodontista: requisitos básicos

Para conseguir escolher um bom ortodontista para fazer o seu tratamento é preciso que você esteja atento a alguns requisitos básicos que ele deve cumprir. Veja bem, segundo o código vigente, qualquer profissional devidamente formado em odontologia pode realizar tratamentos ortodônticos.

Contudo, apenas aqueles profissionais que têm a especialização em Ortodontia podem se apresentar como ortodontistas. Além disso, ele precisa estar devidamente registrado nos seguintes órgãos:

  • Conselho de Odontologia da região (CRO);
  • Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Caso o profissional se declare especialista em ortodontia ele precisa ter o diploma que o qualifica como tal. Após se certificar disso, você pode seguir as nossas demais dicas para escolher o dentista que será responsável pelo seu tratamento ortodôntico.

Dicas para escolher o melhor profissional

Agora que você já sabe quais são os requisitos básicos de profissional especializado em ortodontia, chegou o momento de conhecer o que você precisa levar em consideração para avaliá-lo melhor. Veja abaixo algumas dicas que selecionamos para você:

Clareza ao explicar o tratamento

Antes de escolher o profissional para fazer o seu tratamento ortodôntico, é preciso que você fique atento a forma que ele fala sobre as etapas desse processo. O ideal é que, ao ter o primeiro contato com o dentista, você perceba se ele passa as informações com clareza.

O profissional precisa usar uma linguagem clara e objetiva. Afinal, você tem todo o direito de saber como será o tratamento e cada etapa dele. Para facilitar esse processo, tente responder às seguintes perguntas quando sair da avaliação com o dentista:

  • ele esclareceu suas dúvidas?
  • as explicações sobre o tratamento foram claras?

Respondeu “sim” para as suas perguntas? Ótimo! Você está no caminho certo. Apesar da utilização de termos técnicos ser importante, o profissional precisa compreender que não está falando com um colega de profissão, mas sim com um paciente.

Atualização do ortodontista

Uma excelente forma de contratar um ortodontista capacitado e garantir a qualidade do seu tratamento é escolher aquele que está mais atualizado. Por isso, a dica aqui é que você procure saber se o dentista frequenta cursos na sua área ou assiste a congressos.

Afinal, apesar de ter uma ótima formação, é muito fácil que um profissional seja considerado defasado nos dias de hoje. A grande quantidade de conhecimento novo sendo produzido exige que o especialista esteja sempre atualizado.

Sem isso, as chances do profissional oferecer um tratamento de baixa qualidade aumenta de maneira considerável. Assim, não deixe de questionar o seu dentista quanto a isso quando estiver fazendo a avaliação para garantir uma boa escolha.

Analise o contrato

A análise do contrato também deve ser considerada antes de você escolher o profissional adequado para fazer o seu tratamento ortodôntico. Por isso, certifique-se de que todos os detalhes financeiros ficaram claros para você, assim como o período estimado para o término contratual.

Uma dica bacana é ler atentamente cada cláusula do contrato, em especial o Termo de Consentimento Informado, que irá detalhar o tratamento ortodôntico. Quanto mais detalhado e claro o contrato for, melhor será a sua análise sobre ele e a tomada de decisão será mais simples.

Não hesite na hora de perguntar ao profissional sobre os pagamentos, etapa de contenção e como o aparelho removível é cobrado. O ideal é que você não fique com dúvidas quanto a contratação do serviço.

Como será o atendimento do ortodontista

Outro ponto que também deve ser considerado ao escolher o seu ortodontista é obter informações sobre como será o atendimento durante o tratamento. Assim, pergunte se você será atendido por esse profissional ou por um auxiliar. Os únicos procedimentos que podem ser realizados por técnicos em saúde bucal são os seguintes:

  • limpeza para remoção de placa;
  • aplicação de flúor;
  • remoção de sutura.

Devido à complexidade do tratamento ortodôntico, é preciso que ele seja realizado por um profissional capacitado para que ele não provoque danos irreversíveis. Assim, caso você seja atendido por uma equipe, procure saber se todos eles são especializados e quem será o responsável pelos procedimentos realizados.

Essa é uma excelente maneira de se certificar de que receberá o tratamento adequado e de qualidade.

Pesquise sobre o profissional

Por fim, é recomendado que você pesquise no Google sobre o profissional que você deseja contratar. Essa é a melhor maneira de obter informações sobre ele, sobretudo aquelas relacionadas ao seu currículo e o credenciamento profissional.

Hoje, as melhores clínicas têm o seu próprio site. Nesses espaços, você pode ler os artigos sobre temas relacionados e conferir outras informações sobre os serviços e os profissionais que integram a equipe.

Ao obter esse tipo de informação você se sentirá mais seguro para realizar o tratamento ortodôntico com o especialista. Também é indicado que você avalie a reputação o consultório do profissional em portais como o Reclame Aqui, assim como falar com os outros clientes que foram atendidos no consultório.

Agora que você sabe como escolher o seu ortodontista antes de iniciar o tratamento, está completamente capacitado para eleger o profissional mais capacitado para cuidar da sua saúde bucal. Isso fará com que as chances de você ficar satisfeito com o procedimento e o resultado final aumente.

Para saber mais sobre esse tipo de tratamento e escolher os profissionais mais capacitados para realizá-lo, não deixe de acessar o site do Ateliê Facial. Nele, você pode encontrar várias informações sobre os serviços oferecidos, a estrutura e ainda conferir vários depoimentos de outros pacientes.

 

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515