7 dicas para fortalecer o esmalte dos dentes

Fortalecer o esmalte dos dentes é crucial para garantir a saúde bucal dos pacientes. Por se tratar de um tecido que protege as camadas internas dos dentes, quando ocorre a erosão dessa área, os riscos de surgirem cáries e outras doenças bucais aumentam de maneira considerável.

Quando o esmalte dos dentes é prejudicado, o paciente pode apresentar sintomas como dor constante e sensibilidade exagerada. Nesses casos, tomar alguns cuidados para fortalecer o esmalte se torna essencial para recuperar a saúde bucal.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas de especialistas para fortalecer essa área do dente. Elas irão ajudar você a ter um sorriso mais bonito e saudável. Confira:

Diminua a ingestão de açúcares

Descubra aqui os principais cuidados após a limpeza bucal

Uma excelente maneira de fortalecer o esmalte dos dentes é diminuir a ingestão de alimentos e bebidas ricas em açúcares. Caso contrário, você poderá alimentar as bactérias presentes na sua boca e estimular a produção de ácido nesta região.

A primeira consequência disso é o ataque direto sobre o esmalte dos dentes, que não só causam lesões como as cáries, como também outros tipos de problemas bucais mais graves.

Uma dica bacana é adequar a sua alimentação e retirar a maior quantidade possível de alimentos ricos em açúcar. Caso queira, você pode consultar um profissional especializado para realizar uma dieta sem prejudicar a sua saúde como um todo.

Controle a ingestão de bebidas cítricas

Segundo especialistas, o controle da ingestão de bebidas cítricas também pode prejudicar o esmalte dos dentes. Assim, até mesmo aquele suco de laranja, os energéticos e os refrigerantes diet também devem ser evitados.

Quando você consome esse tipo de bebida com frequência, o nível de acidez na sua boca aumenta de maneira considerável. O resultado disso é o enfraquecimento da camada protetora dos dentes e o surgimento de cáries.

Diante disso, recomenda-se que você substitua esse tipo de bebida por aquelas sem muita acidez, como a água. Além disso, é essencial que você não descuide da sua higiene bucal para não causar danos maiores nos seus dentes.

Consuma alimentos com cálcio

Incluir alimentos rico em cálcio na sua dieta diária é uma excelente estratégia para fortalecer o esmalte dos dentes. O principal motivo é que após ser absorvido pelo organismo, o cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes.

Ainda existem outros benefícios do consumo de alimentos com cálcio, dentre eles destaca-se o combate a acidez bucal. Dessa maneira, os dentes se desgastam bem menos e correm pouco risco de quebrarem ou serem fraturados.

O ideal é que você comece a consumir leite e seus derivados na sua alimentação diária, tais como: manteigas, iogurtes, queijos dentre outros. Eles poderão aumentar a sua quantidade de cálcio e melhorar ainda a sua saúde.

Evite excessos durante a escovação

Durante a escovação, alguns pacientes executam movimentos bruscos e rápidos que danificam o esmalte dos dentes. Além disso, também prejudica as gengivas e até mesmo a arcada dentária, causando sangramentos e sensibilidade.

Os especialistas recomendam que a escovação deve ser feita de maneira suave, a escova de dentes deve ser mantida em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva.

Fique atento também ao período em que você escova os seus dentes, o ideal é que faça a escovação uma hora antes de ingerir qualquer tipo de doce ou suco cítrico. O ácido desses alimentos conseguem ‘amolecer’ o esmalte dental, a escovação em seguida pode danificá-lo ainda mais.

Trate das desordens alimentares

Tratar das desordens alimentares tais como a azia e o refluxo é essencial para escova de dentes livre de bactérias. Por isso, fique atento ao sentir qualquer tipo de gosto ácido na boca ou a acidez no estômago e procure a ajuda de um especialista.

Com o tratamento adequado, você diminui os riscos do suco gástrico entrar em contato com os dentes e, consequentemente, provocar a erosão dental e o surgimento de outras doenças bucais. Além disso, esse cuidado também o ajuda a manter a sua saúde como um todo e fortalecer o esmalte dos dentes.

Não é à toa que cada vez mais pessoas que sofrem com algum tipo de problema digestivo, também apresentam dentes com manchas e com um alto nível de sensibilidade.

 

Cuidado com a síndrome da boca seca

Com o passar dos anos, é comum que boca comece a produzir menos saliva do que o normal, fazendo com que ela fique constantemente ressecada. Para ter uma ideia, um idoso com 60 anos de idade tem metade da saliva que tinha quando era jovem.

Nesse cenário, começa a surgir os primeiros sinais da síndrome da boca seca tais como, cáries, gengivite, infecções bucais e desgaste do esmalte dos dentes. Em longo prazo, isso pode danificar até mesmo a resistência bucal.

Para evitar que isso aconteça é importante manter uma boa higiene oral. Isso inclui a realização de vários enxagues bucais, ingestão de muito líquido e alimentos ricos de água.

Evite o atrito dos dentes

Os pacientes que sofrem com bruxismo ou rangem os dentes durante o dia, mesmo sem perceber, correm o risco de terem dentes fracos e com esmalte dental danificada.

Ao identificar esse tipo de problema, você precisa iniciar o tratamento adequado para evitar esse mau hábito e conseguir fortalecer o esmalte dos dentes. A boa notícia é que o tratamento de bruxismo é descomplicado e podem ser feitos na maioria dos consultórios odontológicos.

Normalmente, você deverá procurar um cirurgião-dentista, esse é o profissional indicado para diagnosticar e realizar o procedimento adequado. As consultas são regulares e feitas no mínimo a cada seis meses.

Depois de conhecer quais são os cuidados que deve ter para fortalecer esmalte dos dentes, você está apto para garantir a saúde bucal e prevenir o surgimento de problemas como cáries e demais doenças causadas pela erosão dos dentes.

Agora, se o que você deseja é prevenir de maneira definitiva o surgimento de algumas doenças é essencial que você faça visitas periódicas ao dentista. Uma dica bacana é conhecer os serviços oferecidos pelo Ateliê Facial e marque a sua consulta com um dos nossos especialistas.

(21) 99295-5515 (21) 99295-5515