PERIODONTIA

PERIODONTIA

A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, isto é, as fibras que fazem à ligação da raiz dentária com o osso.

Recobrimento Radicular

Muitos pacientes defrontam-se com o problema de ter raízes expostas. Os motivos mais comuns para esta exposição são a abrasão causada pelo mau uso da escova dental, pela doença periodontite ou pelo mau posicionamento do dente no arco.

Além de prejudicar a estética, a exposição das raízes pode resultar em maior ocorrência de cáries radiculares e hipersensibilidade. Para estes casos, o recobrimento radicular apresenta resultados mais eficazes que a restauração das raízes, garantindo a uniformidade estrutural e evitando o acúmulo de placa.

Como em todo tratamento odontológico, é necessária uma criteriosa avaliação das condições clínicas do paciente, a fim de verificar a viabilidade do processo e identificar a solução mais adequada.

Após a cirurgia, o paciente fica livre dos sintomas de sensibilidade e ganha um sorriso bonito e funcional.

Estética Periodontal

Além cuidar da saúde do paciente, a periodontia também oferece excelentes soluções estéticas. A plástica periodontal permite que o paciente alcance o sorriso dos seus sonhos, estabelecendo um equilíbrio harmonioso entre dentes e gengiva.

Com a cirurgia plástica gengival, pode-se alterar a forma das gengivas, aumentando ou diminuindo-as, interferindo assim, indiretamente, na forma e tamanho dos dentes.

.

Quais outros fatores que podem estar relacionados às doenças periodontais?

Fatores como gravidez, puberdade, menopausa, uso de anticoncepcionais orais e outros medicamentos podem levar a modificações exacerbadas no quadro inflamatório das gengivas. Também situações como diabetes, fumo, presença de doenças ou situações que diminuem as resistências do indivíduo (AIDS, uso de imunossupressores em transplantados, stress, etc.) podem aumentar a suscetibilidade e/ou severidade das doenças periodontais.

Qualquer pessoa pode desenvolver uma doença periodontal?

Sabe-se que a gengivite pode atingir qualquer indivíduo que não tiver um controle adequado de placa bacteriana, ou seja, não faça uma correta higienização de seus dentes, independente da sua faixa etária. Já a periodontite, acomete apenas indivíduos suscetíveis que também permitam o estabelecimento de uma gengivite. Como, ainda, não é possível saber se um indivíduo é ou não suscetível à periodontite, os cuidados com higienização são sempre recomendados.